Fechar

Tipos de Cupins

Hábitos 

Ao olhar para um único cupim, certamente não parece perigoso ou ameaçador, mas uma colônia inteira pode causar sérios problemas estruturais em uma casa em um período de tempo bastante curto. Os cupins são conhecidos como “destruidores silenciosos” por causa de sua capacidade de mastigar madeira, pisos e até mesmo papel de parede sem serem detectados. A cada ano, os cupins causam cerca de R$5 bilhões em danos materiais.

À medida que o solo se aquece em todo o país, do Sul até o Norte, as populações de cupins emergem em busca de uma nova estrutura para invadir. Eles enviam seus exploradores, também conhecidos como operários, em busca de novos habitats, como casas, edifícios que podem ter sofrido danos durante os meses de inverno, devido à chuva. Como as colônias têm uma aparência semelhante à de uma formiga, muitas pessoas podem nem notar como tal ao encontrá-los dentro de casa – um grande erro. Se os cupins determinarem que sua casa é a casa perfeita, é uma aposta segura que o resto de sua colônia seguirá.

Embora existam cerca de 2.000 espécies de cupins conhecidas no mundo, os cupins que apresentam a maior ameaça a casas no Brasil são:

CUPINS DE SOLO

Esse tipo de cupim é encontrado em todos os estados brasileiros. Essa espécie de cupim vive em colônias subterrâneas ou em áreas úmidas isoladas acima da superfície, que podem conter até 2 milhões de membros. Eles constroem “tubos de lama” distintos para obter acesso a fontes de alimento e proteger-se do ar livre. Os cupins subterrâneos são de longe as espécies mais destrutiva do Brasil.

Todos os cupins consomem materiais vegetais à base de celulose. Infelizmente, todas as casas, independentemente do seu tipo de construção, podem fornecer alimentos de celulose para os cupins.

Cupins de Madeira Úmida

Como o nome sugere, cupins de madeira úmida infestam madeira com alto teor de umidade. São normalmente maiores em tamanho do que outras espécies de cupins. Eles geralmente não infestam as estruturas por causa do baixo teor de umidade da madeira, no entanto, deve-se tomar cuidado para evitar atrair os cupins de madeira úmida para uma estrutura.

Apesar dos cupins de madeira úmida não terem sido relatados no Brasil como pragas em construções, é importante salientar que esses cupins, assim como os cupins de madeira seca, também jogam grânulos fecais para o exterior da madeira atacada.

Devido a sua necessidade de altos teores de umidade, os cupins de madeira úmida ocorrem em locais frescos e úmidos, por isso, são pragas freqüentes em construções de áreas costeiras.

Cupins de Madeira Seca

Os cupins de madeira seca têm sido vistos como grandes causadores de danos em madeiras da estrutura de edificações, em móveis, livros, tecidos e outros materiais de origem celulósica em área urbana em todo o mundo. As colônias de cupins de madeira seca, infestam madeira seca, não apodrecida, estruturais, móveis, ramos de árvores vivas em locais sombreados, árvores em pomares, postes e madeiras armazenadas. A partir dessas áreas, reprodutores alados migram para novas construções e outras estruturas em dias ensolarados nos meses chuvosos.​

As colônias desses cupins geralmente são pequenas, em torno de 1000 indivíduos que vivem em peças de madeira, móveis ou peças de acabamento, que podem ser acidentalmente transportados pelo homem ampliando a área de distribuição.

COMO AGIMOS​

Nossa técnica de dedetização contra cupins é a mais segura e eficiente para aplicações internas e externas e pode ser aplicada dentro de fundações de edifícios para fornecer uma barreira protetora ao redor de sua casa. Além da proteção imediata, este tratamento protege contra futuras infestações.

Este tratamento interrompe os processos de reprodução dos cupins, retardando seu crescimento. Também é aplicado em áreas com maior risco de atrair as pragas, como solo úmido ou cobertura morta, tocos de árvores velhas, aspersores de irrigação e calhas.

ORÇAMENTO/CONTATO

Entre em contato solicitando o seu orçamento sem compromisso por telefone, email ou WhatsApp.

    De Segunda à Sábado das 8:30h às 18:00h

    Rua Dom Pedro II, 315 – Poiares  –  Caraguatatuba – SP