Tipos de Cupins
Hábitos
Ao olhar para um único cupim, certamente não parece perigoso ou ameaçador, mas uma colônia inteira pode causar sérios problemas estruturais em uma casa em um período de tempo bastante curto. Os cupins são conhecidos como “destruidores silenciosos” por causa de sua capacidade de mastigar madeira, pisos e até mesmo papel de parede sem serem detectados. A cada ano, os cupins causam cerca de R$5 bilhões em danos materiais.
À medida que o solo se aquece em todo o país, do Sul até o Norte, as populações de cupins emergem em busca de uma nova estrutura para invadir. Eles enviam seus exploradores, também conhecidos como operários, em busca de novos habitats, como casas, edifícios que podem ter sofrido danos durante os meses de inverno, devido à chuva. Como as colônias têm uma aparência semelhante à de uma formiga, muitas pessoas podem nem notar como tal ao encontrá-los dentro de casa – um grande erro. Se os cupins determinarem que sua casa é a casa perfeita, é uma aposta segura que o resto de sua colônia seguirá.
Embora existam cerca de 2.000 espécies de cupins conhecidas no mundo, os cupins que apresentam a maior ameaça a casas no Brasil são: